Sertanejo Universitário


roberta | 4 março, 2015

Sertanejo Universitário

(Professora Elenice Lemes)

Muitos a caracterizam como uma dança de salão. Uma nova modalidade que vem acompanhada de um novo seguimento da música sertaneja. É comum encontrar em diversos bares e boates pelo país a dança acompanhada dos ritmos da musica sertaneja. Os estilos se dividem em vanerão e sertanejo universitário.

Observa-se que o estilo de dança sertanejo universitário tem se propagado em regiões da grande São Paulo, como nas cidades de Taboão da Serra, Embu, Cotia e ABC. Além da dança ser fenômeno em discotecas e bailes elitizados na região, observa-se um grande número de escolas de dança e academias de ginástica que ensinam este tipo de dança nestas cidades. Também é possível encontrar concursos e campeonatos deste estilo. O vanerão tem se propagado na região sul da país, sob forte influencia das culturas locais. Paralelamente é encontrado junto com outros estilos de dança em bares e bailes do gênero, assim como o country.

Vanera
Fonte: Sou Gaúcho
Origina-se da habanera, que é um ritmo, cubano de danças e canções, nome este dado em referência a esta capital Havana (La Habana).
Seu compasso é binário, de moderado a lento ritmo que foi se popularizar no século XIX e foi muito utilizado por compositores espanhóis e franceses.
No Brasil, influenciou não somente ritmos do Rio Grande do Sul, mas também outros, como o samba-canção.
No Rio Grande do Sul, a nossa vanera adotou nomenclaturas diversas, como vaneirinha, vanerão ou, ainda, limpa-banco.

Dançada assim, com marcação 2 e 2, nos salões do Rio Grande do Sul, dançada puladinha (no que lembra o passo do Bugio) ou arrastada, esta marcação é feita em qualquer direção.
O homem inicia com o pé esquerdo indo em diagonal; logo depois, o segundo passo é dado para frente. Entre estes dois movimentos, o outro pé desloca-se levemente em um pequeno arrastar.
Os pés partem da posição inicial já indicada nos fundamentos da postura, sendo que os primeiros passos são feitos como se quiséssemos formar um horário de dez para as duas.


Horários

Iniciantes: Terça e quinta das 21:00 as 22:00 ou Sábado das 13:30 as 15:00.

Intermediário: Terça e quinta das 19:00 as 20:00.

****** Consulte nossos planos trimestral e anual ******


**Informamos valores somente por telefone ou email.

Tags: ,

Deixe um comentário